Visitamos o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Rocinha, o objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Tivemos um bate-papo produtivo com a coordenação e direção, além de ter tido o prazer de ter contato com alguns pacientes que deram seus relatos demonstrando o amor pela CAPS.
Segundo o Ministério da Saúde, é função dos CAPS:
- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
- dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
- articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território
- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Olá Laura!
ResponderExcluirEstou acompanhando a "aventura" dos gaúchos e paulistas no Rio. É ótimo poder saber que em breve o SUS contará com trabalhadores tanta vivência na ESF!
Quando puder, visite tb as demais unidades da AP 2.1! O desafio aqui é grande, mas estaremos de braços abertos para aqueles que lutam e querem a consolidação do SUS!
Cordialmente,
RENAN PESSANHA - NESF CAP 2.1
http://www.cap21.blogspot.com